domingo, 7 de junho de 2009

Pré Renascimento

Contexto Histórico


O Renascimento teve sua base teórica inspirada no pensamento grego e no pensamento romano, renovando algumas idéias para seu tempo, e com a influência dos Humanistas, tinham a consciência de seres como sociedade e do homem como centro do mundo. Antes dos renascentistas, nenhum povo teve essa consciência de se organizar e se considerar uma sociedade.

Vários outros fatores sócio-econômicos influenciaram no surgimento desse novo Estilo, tais como: o descobrimento da imprensa, a chegada de eruditos bizantinos expulsos de Constantinopla pelos turcos, a evolução fabril e a descoberta do Novo Mundo através da expansão marítima.

Mas o principal fator mesmo foi o surgimento das cidades, pois com elas surgiu também a burguesia, com isso, houve uma necessidade dessa nova classe social se firmar perante o restante da sociedade, o meio que foi encontrado foi o artístico-cultural e a própria expansão marítima.

As grandes famílias burguesas construíam catedrais, igrejas e monumentos; em frente à essas obras, essas famílias colocavam seus brasões e estátuas gigantescas para homenagear heróis e fundadores.

Esses financiadores da nova cultura foram chamados de Mecenas, os protetores das Artes. Sempre tendo em vista divulgar a imagem da vida burguesa e os valores burgueses.

Apresentação Geral

Florença ao ser aclamada pela população como a “Nova Atenas” teve que responder à altura do título, com isso, nesse período houve uma grande quantidade de movimentos artísticos, além de quantidade, o movimento fez surgir a qualidade, dando importância à forma e à técnica.


Escultura

Florença se manteve como principal produtor da arte. Não houve um movimento específico além do Neoclássico .

Buscava a simplicidade e a harmonia, sobretudo. Com o toque naturalista nas estátuas, buscava a perfeição anatômica e o dinamismo, fruto das raízes greco-romanas.

Principais Artistas:

Donatello (1396-1466) - Donatto di Bardi nasce em Florença no ano de 1386, filho de tecelão de lã e com família humilde. Começa como ourives e aos 17 anos aprende a esculpir em mármore. Inicia-se, como assistente, nas portas do batistério de Florença e realiza uma obra imensa. Tem como característica produzir tensão emocional por tamanho realismo.

Principais Obras:

  • "São Marcos" - Florença;
  • "Tabernáculo de São Jorge" - Museu Nacional do Bargello, Florença;
  • "Profetas" (Zuccone) - Duomo, Florença;
  • "O banquete de Herodes" - Pia batismal da Catedral de Siena;
  • "Davi" - Museu Nacional de Bargello, Florença;
  • "Gattamelata" (estátua esquestre) - Pádua;
  • "Maria Madalena" - Duomo, Florença;
  • "Judite e Holofernes" - Palazzo Vecchio, Florença;

Ghibert (1378 - 1455) - Lorenzo Ghiberti nasceu em Florença. Sua principal obra foi lavrar as monumentais portas de bronze do batistério de Florença. Formou-se na oficina do ourives florentino Bartolo di Michele e deixou temporariamente Florença para trabalhar em Pesaro, como pintor de Sigismondo Malatesta. Regressou a Florença para se candidatar à execução da segunda porta do batistério daquela cidade, escolheu como tema o sacrifício de Isaac e com isso ganhou o concurso, após 20 anos fazendo esse trabalho, foi chamado para fazer a terceira porta do batistério da mesma cidade.

Principais obras:

  • · "São João Batista, São Mateus e Santo Estevão" para Or San Michele
  • · Relevos da pia batismal de Siena “Tabernáculo de São Jorge” - Museu Nacional do Bargello, Florença;
  • · A História de Jacó e Esaú” – Painel das ‘Portas do Paraíso’ – Batistério, Florença
  • · Terceira Portas de bronze do batistério de Florença

Lucca della Robbia (1400 - 1482) - Escultor e ceramistas, nasceu em Florença , dedicou-se, fundamentalmente, à escultura em terracota que ele cobria de uma espécie de esmalte para dissimular sua superfície e conversar das condições atmosféricas.

Principais obras:

  • Ressurreição e a Ascensão de Cristo” – Catedral, Florença
  • “Cantoria” - Museo dell´Opera di Santa Maria del Fiore


Pollaiulo (1432 - 1498) - Antonio di Jacopo Pollaiuolo foi um pintor, escultor e ourives italiano da época do Renascimento. Mostrava interesse, sobretudo, na anatomia humana.


Principais obras:

  • “Hércules e Anteu” – Museu Nacional, Florença
  • “Judite”
  • A Batalha dos Homens Nus - Galeria Uffizi, Florença - Itália
  • O Martírio de São Sebastião" - National Gallery, Londres.


Verrocchio (1435 - 1488) - Andrea del Verrocchio era modelador e cinzelador, tem obras em mármore, terracota, prata e bronze. Foi professor de Da Vinci, Sandro Botticelli, Perugino e Ghirlandaio.

Principal obra:

  • “Putto com Golfinho” – Palazzo Vecchio, Florença


Pintura

Na pintura, os artistas seguiram a mesma linha ‘espacial’ da escultura, usavam a perspectiva seguindo padrões matemáticos e geométricos, buscavam sempre a realidade, traços realistas e dinamismo nas figuras, utilização do claro-escuro e do esfuminho.

Das raízes greco-romanas, novamente, vem a unidade, o equilíbrio e a harmonia das obras, exaltação do homem, revalorização da beleza física, representação de nus e busca da perfeição anatômica.

Principais Artistas:

Masaccio (1401 - 1428) - Masaccio nasceu em San Giovanni Valdarno, em Arezo, na Toscana. A família se mudou para Florença e Masaccio entrou para a guilda de artesanato na cidade.

Principais obras:

  • “Tríptico de San Giovenale” e “A Virgem e o Menino com Santa Ana” - Galeria Uffizi
  • A Virgem e o Menino com Anjos - Galeria Nacional de Londres
  • A Ressurreição do filho de Teófilo
  • A Expulsão do Paraíso
  • "Tríptico de San Giovenale"- Igreja d e Cascia di Reggello, em Pieve de San Pietro, perto de Florença
  • “Madonna e Menino com Santa Ana"

Veneziano (1410 - 1461) - Domenico Veneziano nasceu em Veneza mas mudou-se ainda menino para Florença. Utiliza muito em seus trabalhos perspectiva e cor.

Principais obras:

  • “Madona e o Menino com os Santos” - Galeria dos Ofícios, Florença
  • Sacra Conversazione”
  • "Adoração dos Magos"

Piero della Francesca (1416 - 1492) - Especialista em tela e pintura à óleo. Fazia retratos humanos e da natureza. Utilizava a perspectiva e a criação do volume em suas obras.

Principais obras:

  • “Baptismo de Cristo”
  • Misericórdia”
  • Ressurreição
  • A História da Vera Cruz”
  • "A Natividade"

Botticelli (1445 - 1510) - Nome verdadeiro Alessandro di Mariano Filipepi e artístico Sandro Botticelli, nasceu em Florença, tem tanto uma linha pagã quanto religiosa.

Principais obras:

  • · “Nastagio Degli Onesti”
  • · “Botticelli (Auto-retrato)
  • · Ressurreição
  • · A Coroação da Virgem”
  • · “O Inferno de Dante
  • · “A Tentação de Cristo”
  • · “As Provações de Moisés”
  • · “O Nascimento de Vênus” – Galeria dos Ofícios, Florença

Ghirlandaio (1449 - 1494) - Também nascido em Florença. Ao retratar os deuses pagões, ele os fazia como pessoas comuns de “carne e osso”.

Principais obras:

  • · “Velho e Menino” - Museu do Louvre, Paris

Bellini (1430 - 1516) - Nascido em Veneza. Leva a pintura para um lado mais sensual e policromático, usava cores claras de lenta secagem, com isso conseguiu um efeito mais sombreado e profundo.

Principais obras:

  • · “São Francisco em Êxtase” - Coleção Frick, Nova York
  • · Maria e o Menino
  • · Assunção”, (1513), igreja de São Pedro Martir, Murano
  • · A Festa dos Deuses”, (1514), National Gallery of Art, Washington;
  • · Alegoria Sacra”, (1490-1500), Uffizi, Florença;
  • · Madonna Willys” (1480-1490), Museu de Arte de São Paulo.

Arquitetura

Assim como nas outra manifestações artísticas, a Arquitetura Renascentista também teve forte influência dos modelos greco-romanos. Isso se deu através do emprego das ordens arquitetônicas, do frontão triangular, da arquitrave, dos frisos, das arcadas e abóbodas à moda romana.

Somando à isso, teve o uso do racionalismo, da perspectiva, da simetria, da harmonia e uma certa regularidade se tratando de regras geométricas.

Predominou-se o vertical e a cúpula era o elemento arquitetônico predominante.

Plantas em cruz latina e Planta centrada. Uso de Lodjas.

Principais Artistas:

Brunelleschi (1377 - 1446) - Apesar da resistência Italiana ao Gótico, Brunelleschi usou muitas das técnicas góticas em seus projetos.

Principais obras:

  • · Cúpula da catedral (Duomo em italiano) Santa Maria del Fiore, em Florença
  • · Hospital dos Inocentes
  • · Palácio Pitti
  • · A igreja de São Lourenço
  • · A Igreja do Santo Espírito
  • · Capela Pazzi


Alberti (1404 - 1472) - Leon Battista Alberti nasceu em Génova. “Baseava na música dos números a harmonia das proporções e concebia o edifício como um todo, solidário em cada um de seus elementos”. Mestre em fazer plantas e modelos.; e o Templo Malatesta, de Rimini: a Igreja de São Francisco, à qual deu por fachada um arco de triunfo.

Principais obras:

  • · Frontaria de Santa Maria Novella
  • · Palácio Rucellai ,em Florença
  • · Templo Malatesta, d e Rimini
  • · Igreja de São Francisco (à qual deu por fachada um arco de triunfo)


A Influência da Família Médici no Renascentismo

A família Médici foi uma poderosa família de Florença. Toda a riqueza dessa família se originou do comércio de têxteis e pela guilda da Arte della Lana.

Sendo grandes burgueses, a família expandiu seus negócios : tornando-se banqueiros, políticos, clérigos e, obviamente, nobres.

Essa família foi a principal Mecena da época. Grandes artistas foram patrocinados por ela.

João de Bicci de Médici foi o primeiro patrono das artes na família, patrocinando Masaccio e mandou reconstruir a Basílica de São Lourenço. Cosme de Médici foi mecenas de Donatello e Fra Filippo Lippi. A família apoiou também Michelangelo.

Na área arquitetônica, eles patrocinaram a galeria Uffizi (atual local onde grande parte do legado da família está), o Palácio Pitti e os jardins Boboli e o Belvedere.


Bibliografia

JASON, H. W. Iniciação à História da Arte / H. W. Janson, Anthony F. Janson; [ tradução Jefferson Luiz Camargo ] – 2ª ed. – São Paulo : Martins Fontes, 1996, p. 186 a 206

Consulta Internet:

http://www.minerva.uevora.pt

http://www.pitoresco.com.br/

(Última visita, em ambos, no dia 5 de Abril de 2008)