sexta-feira, 18 de julho de 2008

Sobre a Teoria de Gestalt e a Teoria Associacionista

A Teoria de Gestalt visa aprofundar as idéias sobre o racionalismo de forma que a mente é levada em consideração nas coisas aprendidas; já no associacionismo acredita-se que as coisas que fazemos e pensamos são respostas à estímulos, fruto da nossa imaginação.

Segundo os Gestaltistas, as experiências que temos dos objetos, a percepção imediata, apresenta-se como um todo, uma forma, por isso também é chamada de Teoria da Forma, segundo ela, a nossa mente organiza espontaneamente os objetos que temos perspecção através da associação ou reagrupamentos que seguem determinados critérios que são determinados por leis da proximidade, semelhança, continuidade, etc.

Esta teoria tem com base a representação global de uma situação, centrada sobre a atividade do Indivíduo; essa situação, essa atividade o comportamento do sujeito são determinados de acordo com o modo pelo qual vê e compreende a estrutura dos elementos do problema. Então podemos dizer que os problemas tem como princípio o todo (a globalidade) para as partes (o todo não pode ser compreendido pela separação das partes) e na organização dos padrões de percepção e não se aceita a concepção do conhecimento como a soma de partes preexistentes. A insistência na estrutura global dos fatos e dos conhecimentos concede maior importância à compreensão do que a simples acumulação de conhecimentos.

A teoria associacionista acredita que o subjetivo não existe, ela consiste em explicar a associação pelas três leis de semelhança, contraste e contigüidade. O associacionismo reduz essas três leis à única lei da inércia e chega a materializar a consciência, que a partir daí não é outra senão o mundo das coisas.

2 comentários:

Iuri Andrade disse...

docinho, quanto papo nerd!

Aylo Furtado disse...

Realmente não Achei que você era tão NERD assim!

Bjs pra carAylo.