sexta-feira, 27 de junho de 2008

1) O que são Recursos Naturais?

Recursos Naturais são elementos da natureza que têm utilidade ao homem, ou seja, recursos utilizados para o bem-estar humano, sua luta pela sobrevivência e para o desenvolvimento da sociedade / civilização. O homem recorre aos recursos naturais para satisfazer suas necessidades.

Recursos naturais são componentes da natureza que só podem ser entendidos através da relação Homem – Natureza, pois sua apropriação ocorre segundo os valores humanos.

Assim como uma matéria é recurso hoje, ela pode não ser mais daqui a alguns anos, ou vice-versa - exemplo: o Sílex; em nossas sociedades ele não tem mais utilidade, então ele não é mais um recurso, é somente uma matéria. O recurso pode evoluir de acordo que suas utilidades evoluem também. Seu valor é diretamente proporcional à suas conveniências – exemplo: o carvão que entre a Idade Média e os dias de hoje teve suas serventias aumentadas.

A matéria só é um recurso quando ela sai de um procedimento complexo: Ator (prática ou técnica) + Trabalho + Matéria. O recurso, assim, só existe em função de uma prática concebida pelo Homem + Trabalho.

Os recursos interagem diretamente com a economia, uma vez que o recurso faz referência à uma função, e não coisa ou substância, e é o meio para se obter um fim, e a grau que este fim sofre mudança, os recursos também mudam.

Os recursos são divididos de acordo com seu tempo de reposição em 2 partes: os renováveis e os não-renováveis.

Os renováveis são aqueles que podem ser recuperados com ou sem a interferência humana, através da fotossíntese e do funcionamento do ecossistema em geral. A quantidade desses recursos bióticos podem variar e tem havido um esforço muito significativo das sociedades em fazer com que essa quantidade aumente cada vez mais. Exemplos desses recursos: Peixes, Seres Humanos, Florestas, Animais em geral, etc.

Já os não-renováveis incluem substâncias que irão se esgotar pois não podem ser recuperadas em um certo período tempo. São produtos ou bens minerais. Exemplos desses recursos: Petróleo, Minério de Ferro, Minerais em Geral, etc.

Por causa do medo da falta desses recursos no futuro, movimentos sociais foram criados para tentar sanar esse problema. Sobretudo, há quem ignore o fato desses recursos ter um fim, os Exploracionistas, típico do modo Capitalista, fazem uso utilitário e irracional das matérias e dos recursos. E na outra ponta, um movimento totalmente oposto, o Preservacionismo, que é um movimento social ambientalista bastante forte, que visa a preservação da existência das matérias e redefinição da produção e o uso dos recursos. De modo intermediário há o Conservacionismo, como é o caso do ‘Green Peace’, que visa conservar no presente para usar no futuro.


2) Discuta a relação Território/Recurso.

O recurso, como um bem fundamental para nossa sociedade, é também um divisor de águas se tratando de território, pois quanto mais recursos (e quanto mais valor esses recursos têm), maior será o valor desse território.

De acordo com o intercâmbio Sociedade-Natureza, além da demanda, da ocorrência e de meios técnicos, a apropriação dos recursos naturais pode ser subordinada à questões geopolíticas, já que podem ser tidas como estratégias envolvendo disputa entre povos.

A produção dos recursos supõe a tecnicidade que interage com a territorialidade.

Como o recurso é um fato decisivo na economia, política, etc, há uma grande poder com aqueles que possuem esses recursos, ou seja, quem possuí o território com o recurso.

Esse problema existe em relação a grupos de etnias diferentes, grupos de sem-terra contra grandes latifundiários, grupos distintos com intenções meramente capitalistas, e etc. A relação território/recurso é um campo vasto para disputas.

Nenhum comentário: